sexta-feira, 4 de setembro de 2009

conto dos garibaldis que um dia sorriram crianças


giuseppe garibaldi foi um guerreiro italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na europa e na américa do sul. uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, ao lado de giuseppe mazzini e do conde de cavour, garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania. eu gosto dos garibaldis. são especiais, únicos. porque transmitem liberdade [com a qual todos sonham, alguns conseguem, outros anseiam]. gosto dos garibaldis gratuitamente. pelo simples fato da importância que sei ter. mesmo daqueles que não conheci, acredite, gosto. porque sei o quão especiais. e por mais estranha pareça a vida, ou injusta, sabe?! existe o desejo, o abraço, o afeto real e sincero, ainda que antagônico, proibido. porque garibaldis são tudo isso. são a torcida por dias melhores, tenho certeza: por dias de paz, por dias a mais. por uma energia maior, a explicação inexplicável para tudo o mais. um dia, quem sabe. nas lutas travadas, nos anseios aflitos, nas vontades irreveláveis e, portanto, irrealizáveis, possa apenas acreditar, ah! garibaldis, acredite(m), que eu me importo, sim. e penso. e sinto. e lamento. que valha o forte abraço [não dado]. o beijo [não ofertado]. e dias amenos, quem sabe, felizes. eu sei, felizes, sim. dias de luz. e paz, garibaldis, feito os lírios que aqui entrego.

Nenhum comentário: