quarta-feira, 22 de julho de 2009

sobre turandot

não se pode morrer sem ouvir, sem ver, sem emocionar. quase meia-noite. assisto turandot, de puccini, pela trilionésima vez. vejo, volto, repito cenas, e assim vai. então ouço nessun dorma, e como não durmo mesmo, bateu uma saudade de vê-la cantada por pavarotti - porque este, sim, como tinha emoção. mas de lambuja peguei carreras e placido domingo, by youtube, claro, quando formaram os três tenores, álbum igualmente lindo. fecho os olhos. e assim vejo. ah, suspiro. é lindo. é forte. é vital.

turandot conta a saga do príncipe calaf, da princesa turandot - filha do imperador - e de liu - escrava. a princesa, por vingança de estrangeiros terem matado uma de suas ancestrais, não quer saber de se apaixonar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas. quem não conseguir é morto e a sua cabeça é exposta sobre a muralha.

durante uma das execuções, liu pede que ajudem seu pai que ficou ferido no tumulto que ocorreu na praça de execuções, quando surge o príncipe desconhecido, que reconhece no velho seu pai, o rei timur. liu, na verdade uma escrava do antigo rei, reconhece que ele é na verdade o príncipe calaf, a quem amava em segredo. após o reencontro, turandot aparece nas muralhas e calaf fica apaixonado. resolve que irá casar com ela e bate no gongo que anuncia o desejo de um pretendente. todos tentam tirar essa idéia dele, mas em vão. responde aos enigmas e a princesa fica contrariada. ele propõe que ela poderá matá-lo se descobrir o seu verdadeiro nome até ao dia seguinte. ela desespera, manda que todo o reino não durma essa noite para descobrir o nome do príncipe desconhecido [quando é cantado o tema de nessun dorma].

no dia seguinte, foram presos o velho rei e liu. começam a ser torturados para revelar o nome do jovem. liu, para salvar o rei, diz que sabe o nome e quando tentam que fale ela pega um punhal de um soldado e se mata. calaf e turandot se encontram e o príncipe diz seu verdadeiro nome para que ela o revele. ela se dá por vencida e os dois aparecem com ela revelando que o nome dele é amor e terminam abraçados.

Nenhum comentário: