sexta-feira, 10 de outubro de 2008

damper

mais conhecido como o tradicional pão australiano, o damper parece ser uma daquelas coisas gostosas e simples da vida. desde o ano passado, às sextas, tenho me deliciado com pão alemão, português e australiano, no festival do pão, em são lourenço. quer dizer, há três meses nada como, pois estou numa reeducação alimentar que não permite. mas eis que navegando na net, descubro esta receita - que já vi que difere do pão que vendem por aqui por não levar malte.

ingredientes


03 xícaras de farinha de trigo com fermento

1 ½ colher de chá de sal

80g de manteiga

½ xícara de leite

½ xícara de água farinha extra


modo de preparo


peneire a farinha e o sal na panela. misture suavemente com os dedos a manteiga e misture até formar um massa homogênea, até formar bolinhas na massa, soltando das mãos. (se preferir, misture no processador). faça um círculo no centro dos ingredientes secos, adicione a água misturada com o leite, de uma só vez. misture levemente com uma faca afiada fazendo movimentos de corte. retire apenas a superfície da farinha, amasse levemente. molde a massa de modo arredondado até ficar em forma de um pão de 18 cm de diâmetro. amasse a massa da farinha em círculos e coloque em uma forma pincelada com manteiga. com uma faca afiada, faça dois cortes estreitos em forma de cruz de aproximadamente 2 cm de profundidade. espirre a parte superior da massa com leite, polvilhe um pouco mais de farinha sobre a massa. Asse em forno quente por 10 minutos ou até que fique dourado. logo após, reduza a temperatura para moderada e deixe assar por mais 15 minutos. “damper” não deverá ser guardada e deve ser servido o mais rápido possível com manteiga. jamais cometa o crime, por favor, de consumir margarina.


diz a lenda, qu'esta receita foi tradicionalmente preparada pelos andarilhos que viajaram pela austrália na época da depressão, procurando emprego. era preparada apenas com farinha de trigo, sal e água, e depois colocada diretamente na brasa.

Nenhum comentário: