"(...) Hoje vim convidá-la a participar de uma campanha que se iniciou lá no blog Saia Justa e já mobilizou um monte de gente boa! Dia 18 de Abril - Dia da Blogagem Coletiva Contra o Analfabetismo. Passe lá no blog quando tiver um tempinho e leia mais sobre a campanha, você só precisa divulgar com o selinho e fazer o que mais sabe fazer: mão na kumbuka prá falar sobre o tema...A sua participação será muito importante, Ana..Um beijo Bárbara"
cartas trazidas pelo vento... devoro. não daria para ser diferente. estendo o convite a todos que kumbukarem do mesmo pensamento.
a blogagem coletiva acontecerá no dia 18 de abril, dia do livro, com o título: “o que você faz para acabar com o analfabetismo no brasil?”
posso responder rápido e rasteiro, ainda que superficialmente: leciono. aproveito o ensejo da campanha e pergunto: "o que é de fato o analfabetismo? o que é um analfabeto? ou o que é ser analfabeto?"
tudo é sempre tão relativo... o analfabetismo político, social, econômico, cultural, governamental etc e tal. claro que existe aos montes a situação rasa da questão: pessoas que nunca viram uma mísera cartilha... e a depender da vontade pública permanecerão exatamente assim. porque não é interessante a governo algum que as pessoas pensem. o nivelamento por baixo é cada vez maior e, infelizmente, a televisão - principalmente a aberta - ajuda a fomentar todo e qualquer processo de alienação profunda na maior parte da sua programação. nos finais de semana então... que tragédia! aos domingos, a rede bobo com "o domingão do faustão" presta um dos maiores desserviços à nação... com um apresentador que aceita a vestimenta de um imbecil, sempre com as mesmas piadas e comentários que não levam nada a lugar algum.
leio a epígrafe que a bárbara colocou em seu blog, e saúdo mário quintana da mesma forma: "os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem". e ouso completar: a pensar e não pensam. a agir e não agem.
dia 18 é sexta-feira, pessoal. que tal se amarrássemos uma outra campanha a essa embasada na proposta de - pelo menos um domingo que seja - a escolher a data - todos trocarem a televisão por uma boa leitura?
a idéia está lançada.
quem topa?
eu já pratico.
PROJETO DE PREFÁCIO
Sábias agudezas... refinamentos...- não!
Nada disso encontrarás aqui.
Um poema não é para te distraíres
como com essas imagens mutantes de caleidoscópios.
Um poema não é quando te deténs para apreciar um detalhe
Um poema não é também quando paras no fim,
porque um verdadeiro poema continua sempre...
Um poema que não te ajude a viver e não saiba preparar-te para a morte
não tem sentido: é um pobre chocalho de palavras.
[Mario Quintana]
LER DEVIA SER PROIBIDO. VEJA O VÍDEO.
aqui ou na janela abaixo. (som nas caixas).
5 comentários:
Olá,
também participo da campanha e achei a idéia espetacular, sem contar o vídeo do ler devia ser proíbido.
Mas é isso aí, acho que passou da hora de desligar a tv e ir ler.
minha mãe sempre "obrigou" meu irmão e eu a lermos e hoje em dia a obrigação virou prazer.
tá apoiado.
Ana, vim kumbucar com você. Que bom que você também aceitou kumbucar conosco sobre o tema da blogagem.
Até amanha entao.
Beijao e obrigada pela forca na kumbuca
Ainda nao entendi qual seria a blogagem que vc quer fazer? Quer falar sobre o quê?
Me explica.
Mas no momento nao dá. Tenho mais de 200 blogs para visitar por causa da blogagem coletiva contra o analfabetismo.
Mas agradeco.
Grande beijo
Oi flor,
Também quero participar dessa campanha de Domingo, você já tem alguma idéia sobre a elaboração? Se precisar de mais duas mãos na kumbuka não hesite em me avisar, querida!
Um beijo e um final de semana delicioso.
Bárbara
vc é mesmo uma criatura de muitas luzes, ana. eu amo vc.
Postar um comentário